Ergonomia de Concepção
Tanto em postos de trabalho já existentes ou na concepção de novos postos, o aspecto ergonômico é de grande valor para o trabalho confortável e produtivo.
O estudo detalhado das atividades desempenhadas, do layout, mobiliário, ferramentas e equipamentos e em especial, a organização do trabalho permite a otimização dos processos e do posto de trabalho (alturas, alcances, pegas, ângulos, etc) e também a eliminação de movimentos ou tempos desnecessários para executar a atividade.
O resultado é um local mais adequado para o trabalho, diminuição do tempo de ciclo ou até mesmo a definição de tempos passivos dentro do ciclo de trabalho, muito importantes e benéficos para a recuperação muscular. Muitas melhorias são de baixo custo e trazem um impacto positivo na produtividade, na qualidade e na saúde do trabalhador.
Conforme estudo realizado pela Auburn Engineers, empresa americana de consultoria em Ergonomia, o custo da adequação de demandas ergonômicas após o início do processo de um a planta pode chegar a mais de 12% do custo do projeto, o que pode reduzir para 1% se identificadas e solucionadas na fase de conceituação ou definição das diretrizes do projeto.
Ajudamos as empresas na concepção de novos postos de trabalho de modo a reduzir os riscos ergonômicos na fase de desenvolvimento dos projetos, minimizando os custos para correções ergonômicas pós-implantação.
“Uma pessoa inteligente resolve um problema, um sábio o previne.”
Para mais informações, envie um Whatsapp ou e-mail!