O que é uma cadeira ergonômica? E o que levar em conta para escolher a cadeira ideal?
Isso dependerá muito à qual tipo de atividade ela se destina, à natureza da tarefa. Muitas pessoas nunca pararam para pensar nisso, e muitas vezes compram cadeiras inadequadas para o trabalho.
Em geral a cadeira deve proporcionar o mínimo de conforto para quem a utiliza e por isso, na maioria dos casos deve possuir regulagem de altura do assento e bordas do assento arredondadas.
Alguns itens como estofamento, tipo de revestimento, rodízios, regulagem de altura do encosto, inclinação do encosto, rodízios e apoia-braços devem ter a sua necessidade avaliada.
Cadeira Ergonômica Para o Trabalho em Escritório
Para trabalhos onde se passa muito tempo sentado, como em escritórios, devemos observar:
- A qualidade do estofamento é importante para evitar deformações;
- A qualidade do revestimento é importante para permitir a transpiração;
- Os apoia-braços podem ser dispensados. Durante a digitação, se os braços normalmente ficam melhor posicionados quando apoiados sobre a mesa. Mas se você achar importante, eles devem ter regulagem de altura que permita abaixa-los e para que a cadeira encaixe sob a mesa.
- Regulagem de altura do encosto
- Regulagem de inclinação do encosto é opcional e se a cadeira tiver essa opção, a mesma deve ser utilizada corretamente para não trazer desarranjos posturais. O ângulo de posicionamento entre tronco e membros inferiores não deve ser maior que 100°
- Presença de rodízios
Cadeira Ergonômica Para o Trabalho em Linhas de Produção
Para trabalhos em linha de produção, em bancadas onde se alternam o trabalho em pé e sentado, geralmente se usam cadeiras do tipo caixa, que têm uma extensão de regulagem de altura do assento maior que a cadeira de escritório.
Neste caso, podem-se considerar as mesmas características da cadeira de escritório e mais algumas observações adicionais:
- Para alguns tipos de atividades o assento não pode ser estofado ou ter revestimento permeável e devem se adequar à atividade da empresa. Este é o caso das empresas alimentícias.
- O aro metálico (normalmente encontrado na parte inferior do assento) não deve ser usado para o apoio dos pés, para não comprimir a região posterior dos joelhos. Deve-se utilizar um apoio para os pés com regulagem de altura separado da cadeira
- Os rodízios nem sempre são necessários e podem causar acidentes
- Os apoia-braços geralmente são dispensáveis
Escolhida a cadeira certa, seus usuários precisam aprender a utilizar todas as suas funcionalidades para o melhor conforto e postura, pois não basta ter um mobiliário adequado, sem utiliza-lo de forma correta.
Se você não sabe como regular corretamente a cadeira, CLIQUE E ASSISTA O VÍDEO AQUI!
Em linhas de produção ainda é necessário avaliar se ao invés da cadeira é melhor utilizar o banco semi-sentado. Se o trabalho exige deslocamento constante, essa opção é viável por permitir descanso aos membros inferiores durante a jornada , mas sem atrapalhar o desenvolvimento do trabalho.