Skip to main content
Ergoftalmologia – 5 Dicas Para Manter a Saúde dos Olhos Durante o Uso do Computador
Ergoftalmologia - Saúde dos olhos
jul 31

Ergoftalmologia – 5 Dicas Para Manter a Saúde dos Olhos Durante o Uso do Computador

Neste post eu vou falar sobre ergoftalmologia e 5 dicas para manter a saúde dos olhos durante o uso do computador.

A Ergoftalmologia é uma área da ciência que estuda a relação entre o trabalho e a visão e seu principal objetivo é prevenir desconfortos oculares de modo que a função visual seja desenvolvida de forma eficiente.

As condições do ambiente de trabalho ou doméstico interferem na condição visual e na saúde ocular. A ventilação, a umidade relativa do ar, a temperatura e a postura durante o uso dos computadores ou leitura prolongada, podem gerar desconfortos dos olhos.

Os principais sintomas são a ardência, sensação de areia, lacrimejamento, visão borrada, visão dupla e sensação de fadiga.

Em atividades diversas os olhos piscam em média 22 vezes por minuto. Numa atividade de leitura piscam de 12 a 15 vezes por minuto.

Diante da tela do computador a frequência da piscada pode baixar para 5 vezes por minuto. As piscadas favorecem a lubrificação dos olhos, permitindo que a lágrima mantenha o conforto ocular.

Já a posição da cabeça em relação ao objeto visualizado ou à tela do computador é muito importante para manter um bom posicionamento da pálpebra e manter a lubrificação ocular.

A exposição a ambientes refrigerados diminui a umidade relativa do ar e promove o aumento da evaporação da lágrima. Essa situação é ainda pior quando há correntes de ar que circulam pelo ambiente de forma descontrolada (ventiladores ou fluxo de ar dos condicionadores de ar na direção dos olhos).

Associando-se a esses fatores, a diminuição do número de piscadas favorece o aparecimento dos sintomas.

A iluminação, quando mal posicionada pode gerar reflexos na tela ou em locais próximos à área de trabalho (mesas, objetos, piso reflexivo) e também dificultam a visão, levando ao cansaço e dores musculares no final da jornada e olhos vermelhos.

Confira aqui as 5 dicas para prevenir o desconforto dos olhos durante o uso do computador:

Dica #1 – Pratique pequenas pausas a cada hora de trabalho, para aumentar o número de piscadas e aproveite para olhar para um local distante para descansar os olhos.

Dica #2 – Após regular corretamente a cadeira, na postura sentada, alinhe os olhos com o topo do monitor. A área de leitura deve ser ligeiramente inferior para que a pálpebra proteja os olhos e mantenha a sua lubrificação.  O distanciamento da tela deve ser de até 50 cm.

Se você não sabe como regular a cadeira, eu fiz um vídeo sobre isso. Clique e Assista Aqui!

Dica #3 – O ideal é planejar o lay out dos postos de trabalho e da posição de ventiladores e aparelhos de ar condicionado em locais em que o fluxo de ar não interfira na visão. Se possível, sente-se em local protegido da ventilação direta

Dica #4 – A iluminação também deve ser planejada para  que seja difusa no ambiente que não cause ofuscamento ou reflexos. Os postos de trabalho são melhor posicionados lateralmente às janelas ao invés de na frente ou atrás delas.

Dica #5 – Manter a higiene do local de trabalho e das mãos evitando leva-las aos olhos para assim evitar infecções e sempre consultar um oftalmologista e não usar colírios sem prescrição médica.

Dessa forma previnem-se os desconfortos e mantem-se os olhos saudáveis todos os dias!

Banner ebook 10 passos (1)

Artigos Relacionados

Qual é a diferença entre análise ergonômica e laudo ergonômico?

Diferença entre Análise Ergonômica e Laudo Ergonômico

Qual é a diferença entre Análise Ergonômica e Laudo Ergonômico? Erroneamente costuma-se chamar a Análise...

Cadeira Ergonomica

Cadeira Ergonômica – Como Escolher a Cadeira Ideal

O que é uma cadeira ergonômica? E o que levar em conta para escolher a cadeira...

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*