Skip to main content
Home Office Com Ergonomia!
Ergonomia para home office
maio 03

Home Office Com Ergonomia!

A Ergonomia é muito importante para o desenvolvimento de qualquer atividade de trabalho, inclusive em home office. Por adequar o trabalho às características de quem a executa, auxilia na manutenção de uma boa postura para o trabalho e evita aqueles desconfortos musculares no final do dia.

Talvez você seja seu próprio chefe ou até mesmo você pode ser um funcionário de uma empresa. Não importa! Empregadores e empregados devem estar atentos às questões de saúde e segurança no trabalho para esta nova forma de trabalhar.

De qualquer forma, estar na presença e no conforto do lar agrada muito, não é? Então, eu estou escrevendo aqui pra ajuda-lo a aproveitar essa oportunidade de estar em casa enquanto trabalha e tornar essa experiência ainda melhor!

Acordar pelo menos uma hora mais tarde que o habitual, não precisar se locomover até o local de trabalho, ter mais tempo para ficar com a família e desfrutar do conforto de estar em casa é muito bom! E nos dias frios e chuvosos então? Não precisar sair de casa e talvez nem tirar o pijama é ótimo! No fim do dia, não enfrentar aquele trânsito para voltar pra casa, ter tempo para praticar seu esporte preferido, tomar um banho quentinho e estar a um passo do sofá ou simplesmente ter mais tempo para fazer o que gosta.

O home office ou teletrabalho está ganhando espaço e muitas pessoas começam o seu próprio negócio e nem percebem que têm uma empresa funcionando dentro de casa. Ou até mesmo muitos funcionários aderem a esse modelo de trabalho, mas não percebem que estão trabalhando fora das empresas. O avanço da tecnologia permitiu isso!

Segundo dados da Sociedade Brasileira de Teletrabalho e Teleatividades e da International Telework Academy, estima-se que já são 12 milhões de pessoas trabalhando em home office atualmente.

O segredo é estar atento: lembre-se que o que você está fazendo é trabalho e que onde você está é o seu ambiente de trabalho. Estar em casa pode dar a sensação de um pseudo-conforto.  Quando você não se dá conta disso pode ser que você trabalhe em qualquer lugar da casa (mesa da cozinha, na sala de jantar, no sofá ou na cama); utilize mobiliários inadequados para a acomodação do computador (mesas baixas ou muito altas, um cantinho na sala de tv ou no colo); não tenha uma carga horária muito definida (começa mais tarde e termina mais tarde, ou começa mais cedo e termina mais tarde) e sabe aquelas pausas que acontecem no escritório para um cafezinho e uma conversa no corredor? Na maioria das vezes deixam de existir, ou seja, há também um empobrecimento das relações de sociabilidade.

Por isso é muito importante ter disciplina, não só para o trabalho ser produtivo, mas para manter uma relação saudável com o próprio corpo, com relação aos hábitos e postura para o trabalho. Definir horários para o trabalho e pausas, adequar os mobiliários, praticar a alternância postural, criar um ambiente organizado, criativo e agradável.

Se você não sabe como regular a cadeira em relação à bancada de trabalho, assista esse vídeo, onde eu explico mais sobre esse assunto.

 

Para saber MAIS DICAS baixe agora o e-book grátisDicas de Ergonomia para Home Office”.

 

banner-full

Artigos Relacionados

Cronograma 5 fases esocial

eSocial Será Implantado em 5 Fases a Partir de Janeiro de 2018

O eSocial será implantado em 5 fases a partir de janeiro de 2018 conforme anunciado...

Como usar 2 monitores de forma ergonômica

Como Usar 2 monitores de Forma Ergonômica?

Ergonomia no eSocial - Benefícios para as empresas

Ergonomia no eSocial – Benefícios Para as Empresas

Ergonomia e eSocial é um assunto que tem gerado muitas dúvidas. E será que com tanta...

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*