Skip to main content
Ergonomia é Boa Economia
ergonomia é economia
set 01

Ergonomia é Boa Economia

A ergonomia é boa economia, como diz Dr. Hudson Couto, com o qual já pude aprender mais sobre o assunto. Ergonomia e economia são palavras parecidas e uma reflete na outra quando melhoramos as condições de trabalho.

A ergonomia é vista tradicionalmente como uma ferramenta pra redução de doenças do trabalho. Mas uma forma mais atual de ver a ergonomia é como uma ferramenta de aumento de produtividade sustentável, ou seja, ao se considerar a ergonomia nos processos produtivos, os benefícios se mantém por muito tempo.

Gestores operacionais aplicam diversas técnicas de aumento de produtividade com resultados imediatos interessantes, mas com muitas consequências negativas em médio e longo prazo, pois na maioria das vezes não consideram o fator ergonômico nesta equação.

Equilibrar a taxa de ocupação do trabalhador, tendo em vista as necessidades fisiológicas, complexidade da tarefa, presença de fatores de risco ergonômico como, por exemplo, a necessidade de elevar cargas, calor, força, repetitividade dentre outros, é de fundamental importância não só para evitar os passivos trabalhistas, mas para de fato obter produtividade e lucro.

A Análise Ergonômica auxilia nesse processo

Quando estudamos os processos produtivos mais de perto podemos perceber muitas dificuldades dos trabalhadores em executar o trabalho, fadiga e queda do rendimento, ferramentas, mobiliários e lay out inadequados, que levam ao desgaste físico e mental durante a jornada, assim como à falhas nos processos e retrabalho. Tais situações são responsáveis por custos elevados e que não agregam valor ao produto.

E não é só isso! Ao analisar os custos com absenteísmo, afastamentos por doenças relacionadas ao trabalho, acidentes de trabalho, o FAP e custos com processos e indenizações é que se percebe de fato a dimensão do problema.

Portanto, analisar tudo isso e investir em melhorias de ergonomia pode levar a um retorno muito maior do que se imagina. Direcionar os investimentos em ergonomia de forma correta pode trazer muitos benefícios. Nunca é tarde para repensar e economizar…ou ergonomizar!

Banner ebook 10 passos (1)

Artigos Relacionados

Como usar 2 monitores de forma ergonômica

Como Usar 2 monitores de Forma Ergonômica?

Ergonomia para home office

Home Office Com Ergonomia!

Ergonomia no eSocial - Benefícios para as empresas

Ergonomia no eSocial – Benefícios Para as Empresas

Ergonomia e eSocial é um assunto que tem gerado muitas dúvidas. E será que com tanta...

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*